Alinhadores Ortodônticos Estéticos

Imagina um tratamento ortodôntico sem braquetes e fios colados ao dente, que utiliza um alinhador praticamente invisível, a ponto das pessoas nem notarem que você está usando?

Vantagens:

Praticamente Invisível

Sem braquetes e fios colados ao dente, praticamente invisível.

Conforto

Você tira o aparelho para escovar os dentes, pode comer o que quiser e não machuca os lábios e a língua.

Tratamento mais rápido

Tratamento mais rápido que necessita de menos visitas ao dentista para manutenção.

Mais previsível

É possível ver no computador uma prévia de como será o resultado final do seu tratamento.

Leia trecho do depoimento da paciente Gabriela

“Quando eu usei aparelho fixo eu tinha muita afta na língua e na bochecha. O alinhador ortodôntico é muito mais confortável e estético. As pessoas acham que eu não uso aparelho. Não aparece em foto! O tratamento é mais rápido e não tem que ficar indo toda hora ao consultório. Posso comer de tudo. Tirar e comer uma pipoca no cinema! É fácil de higienizar.”


Depoimento da paciente Gabriela que já usou aparelho fixo e agora realiza o tratamento com alinhadores estéticos quase invisíveis. Marque uma avaliação!

Os alinhadores ortodônticos são uma maneira quase invisível de alinhar os seus dentes. Sem fios. Sem bráquetes. Mais rápido!

O que são os alinhadores ortodônticos estéticos?

Esses instrumentos de correção são placas termoplásticas desenvolvidas a partir de um molde perfeito da arcada dentária do paciente que, uma vez encaixadas, promovem a correção do sorriso.

Representam uma nova tecnologia, não necessitando de braquetes e fios metálicos. Além disso, são removíveis, o que significa que o próprio paciente pode colocar e tirar durante a sua rotina, sendo esse um diferencial em relação às outras formas de corrigir os dentes.

Unindo aparência intacta e liberdade, os alinhadores ortodônticos são uma opção moderna e eficaz.

Informações básicas

Como funciona o tratamento?

O tratamento com os alinhadores ortodônticos estéticos funciona de uma maneira bem específica. Veja agora o passo a passo, incluindo avaliação, manutenção e resultado final.

Primeiramente, é feita uma avaliação do paciente e do tipo de problema que ele possui, seguida de uma simulação feita por um software que tem como referência modelos digitais da arcada do paciente.

Após essas etapas, o profissional manda os dados ao fabricante, recebe os alinhadores personalizados e dá ao paciente para iniciar o tratamento. O paciente, por sua vez, precisará trocar a cada 7 ou 15 dias o alinhador (em casa) e visitar o ortodontista para manutenção em uma frequência que varia entre 6 a 8 semanas.

Alcançados os objetivos, o profissional vai analisar se o resultado está satisfatório e se haverá a necessidade de utilizar contenção para o dente não desalinhar novamente. O tempo de tratamento irá variar de acordo com a complexidade do caso, com um tempo reduzido quando comparado ao tratamento com braquetes.

Qual o seu custo x benefício?

Os benefícios dos alinhadores ortodônticos não se limitam apenas à estética em si (o que já é uma vantagem considerável) se estendendo também ao conforto, à higiene, à rapidez e à própria eficácia em comparação aos demais.

Pensando nisso, ainda que o investimento nesse sistema de correção seja mais alto do que nos convencionais, o tempo de permanência e as visitas ao dentista são muito menores, o que se torna assim um fator a ser pensado e calculado. O investimento nesse tipo de tratamento se equivale ao aparelho ortodôntico fixo estético (aparelho de porcelana), mas com todos os benefícios citados anteriormente.

Além disso, os ganhos na autoestima, ligados à obtenção de resultados visíveis em pouco em pouco tempo, sem interferir na aparência do paciente, são fatores que não se pode medir em valor.

Em todo caso, existem opções no mercado para diferentes públicos e poder aquisitivo. Portanto, vale a pena se informar e buscar aquele que se encaixa no orçamento de cada público.

O crescimento de profissionais credenciados no Brasil com esses métodos e do próprio público em si são fatores que vão contribuir cada vez mais para a popularização dos alinhadores estéticos.

Como o paciente colabora?

É de extrema importância destacar também que todo paciente possui a sua parcela de responsabilidade no sucesso do tratamento. Isso quer dizer que a correção com o alinhador estético envolve sempre a colaboração do paciente.

Dentre as principais obrigações do paciente, podemos destacar:

  1. Respeitar o tempo de permanência diário das placas (mínimo de 20h por dia);
  2. Ir às visitas com regularidade, para trocar os moldes;
  3. Retirar sempre que for se alimentar;
  4. Fazer a higiene correta dos dentes.

Diferenciais

  • Primeiros resultados em pouco tempo
  • Maior higiene (por serem removíveis)
  • Maior discrição (por serem transparentes)
  • Mais conforto que os outros aparelhos
  • Mais conveniência no dia a dia
  • Menos visitas ao dentista para manutenção
  • Tratamento mais curto

Opções disponíveis no Brasil

Invisalign

O Invisalign é o sistema de alinhador transparente mais avançado do mundo, amparado por duas décadas de inovação, representando uma nova forma de corrigir os dentes com alta tecnologia e qualidade.

Cerca de 5 milhões de pessoas optaram pelo sistema de correção da Invisalign. Portanto, podemos dizer que se trata de um método consolidado e com bastante aceitação.

Em relação aos demais, apresenta vantagens exclusivas como:

  • O material das placas, o SmartTrack;
  • O sistema completamente personalizado para cada gengiva; e
  • O diferencial de ter um indicador de uso para adolescentes, garantindo o tempo correto de tratamento para esse público.

OrthoAligner

Outra opção para quem busca utilizar placas transparentes para a correção ortodôntica é o OrthoAligner, desenvolvido pela mineira Compass 3D, que já credenciou quase 2 mil dentistas no país para esse sistema.

No caso do OrthoAligner, as placas são trocadas de duas em duas semanas, e o tratamento tem uma duração aproximada de 6 meses. De acordo com a empresa, já foram tratados mais de 20 mil casos no Brasil com essa solução.

E, por ter produção nacional, as principais vantagens dessa alternativa são a rapidez na entrega do alinhador de cada paciente e o fato de seu preço não estar atrelado à variação cambial do dólar.

Clear Aligner

Considerados alinhadores de alta estética, com placas de grande qualidade, a Clear Aligner têm sido a base para muitas empresas que produzem esse tipo de alinhador. Desenvolvido em 1998 por Tae Weon Kim, o Clear Aligner sofreu algumas modificações ao longo do tempo para melhor atender às necessidades de pacientes.

Funciona com base em placas diferentes para cada estágio, as quais são trocadas ao longo de um tempo previsto inicialmente.

Cada etapa do tratamento responde a um modelo estabelecido e, dessa forma, para cada uma das etapas são criados novos moldes.

Essix Clear Aligner

O Essix Clear-Aligner é um outro tipo de sistema, cujos movimentos são feitos por meio de uma bolha criada entre os dentes e o alinhador.

Chamado de bolha-abaulamento, esse sistema inclui alicates específicos chamados de alicates de Hilliardes, que provocam abaulamentos quando aquecidos e em contato com a placa termoformada.

Esthetic Aligner

Produzidos no Brasil, mas com tecnologia e matéria prima estrangeiras, os aparelhos estéticos da Esthetic Aligner são mais uma opção para quem quer fazer o tratamento com alinhadores estéticos e usufruir dos seus benefícios.

Os tratamentos que utilizam o Esthetic Aligner costumam durar de 12 a 18 meses, e a recomendação é que o alinhador seja utilizado por ao menos 17 horas diárias.

Para conhecê-lo melhor, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre essa alternativa: “Esthetic Aligner: o que é, vantagens e como funciona o tratamento“.